A prova como um recurso de Deus
A prova da fé é um recurso que Deus utiliza para fortalecer e purificar a convicção dos seus filhos.
“E ele disse: … Satanás perguntou-lhe que o peneirava como trigo, mas orei por ti para que a tua fé não falhasse”. (Lucas 22:31, 32).
O que é a fé?
Alguns dizem que a fé é a moeda do céu, outros que é a chave que abre a porta dos tesouros escondidos de Deus. Porém, muito além de uma definição focalizada apenas no material, a fé bíblica é bastante abrangente. Trata-se de uma convicção. Logo, a fé é a certeza que Deus existe e tem o controle sobre todas as coisas.
“Pela fé entendemos que o universo foi constituído pela palavra de Deus, de modo que o que foi visto foi feito daquilo que não foi visto” (Hebreus 11: 3).
A fé por tanto não é apenas um recurso para obter milagres. É a certeza que constitui a base necessária para o relacionamento com Deus.
A origem da fé
Segundo a palavra de Deus, a fé é um presente. Dessa forma, o ser humano não pode gerar-la por si mesmo. A sua origem é sobrenatural. Ocorre na medida em que as sagradas escrituras são ouvidas.
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Romanos (10:17)
Sendo assim, uma vez que a semente da fé germina no coração do homem, ele começa a ser atraído para uma relação pessoal como o seu Criador.
Essa relação não é estática jamais. Pelo contrário, é bastante dinâmica. Deus vai revelando de muitas maneiras a sua vontade e os seus propósitos para cada um dos seus filhos. Ao longo dessa caminhada existem experiencias que geram muita alegria e outras que geram tristeza e reflexão. Uma delas é exatamente a prova da fé.
A prova da fé
A Bíblia deixa claro que Deus prova a nossa fé não somente com as coisas materiais. Muito mais do que isso, Deus prova as nossas convicções mais profundas, até o ponto de permitir que nos sintamos abandonados por um momento.
O grande pregador inglês Charles H. Spurgeon disse a respeito: não há outro modo similar de provar a fé até o máximo, como a sensação que Deus nos deixa. Retire todas as alegrias conhecidas por você e permita que Deus utilize os seus meios para por a prova a fé e atacar la.
Deus permite que a fé seja atacada. E no final, a fé verdadeira é aquela que pode sair sem ser prejudicada do meio do ataque. A fé necessariamente precisa ser testada e o abandono aparente de Deus é como um forno aquecido sete vezes na qual ela pode ser jogada. De modo que, feliz é o homem que pode aguentar o teste!
“Para que você possa testar a sua fé, que é muito mais preciosa do que o ouro, que, embora perecível, seja experimentado com fogo, pode ser encontrado em louvor, glória e honra quando Jesus Cristo se manifesta” 1 Pe. 1: 7
Até mesmo o nosso Senhor Jesus não escapou dessa prova. Quando estava na cruz, por un momento se sentiu abandonado. Por outro lado, Paulo disse: “guardei a fé”,e no seu caso, custou-lhe perder a sua propia vida. Porém, a pesar te terem cortado a sua cabeça, não puderam cortar a sua fé.
Este grande apóstolo dos gentios regozijou-se em três coisas: “Ele” manteve a fé, terminou a corrida e ganhou o prêmio. Por tanto, hoje ele não só tem a admiração do mundo, mas também a do céu.
Lamentavelmente nós não temos a mesma aritmética, Paulo contava de forma diferente do que nós. Nós contamos como lucro as coisas que ele contou por perdas, mais devemos ter a mesma fé e mantê-la, se quisermos ganhar a mesma coroa.
Conclusão
Em conclusão, fica claro que a fé é muito mais do que apenas uma moeda (se fosse possível fazer tal comparação). Até porque, a fé não é de nós mesmos. Não geramos a fé. A fé não o resultado de um trabalho ou esforço nosso e muito menos um meio para realizar transações comerciais com o Altíssimo. É um dom dado por Deus.
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Judas 1:3 ARC)
Sendo assim, se Deus operou o milagre e fez brotar a fé nos nossos corações. Com certeza nos dará a fortaleza para vencer diante da prova da fé. Terminaremos fortalecidos e o nome do Senhor será glorificado. Que Deus possa nos conceder esse entendimento e essa benção.